Weby shortcut
topo.jpg

Grupos de Estudo

Atualizado em 11/04/17 15:02.

GEIPaT - Grupo de Estudos de Imaginário, Paisagem e Transculturalidade

O “Grupo de Estudos de Imaginário, Paisagem e Transculturalidade” (GEIPaT), tem por ideia trabalhar/estudar a obra de Bachelard (não apenas noturno mas também diurno) relacionando-a com a paisagem e com Geografia. Assim, o estudo do conceito de paisagem será trabalhado e relacionado a obra de Gaston Bachelard a partir dos estudos do imaginário.

Além disso, estamos incluindo conceitos novos para estudo. Um desses conceitos, é o de Transculturalidade. Um dos objetivos almejados é aprofundar mais a compreensão das relações entre Geografia, Cultura, Paisagem, Literatura e Artes Plásticas, bem como, sua relação com os conceitos de imaginário, memória, sensibilidade, temporalidade e identidade.

Trabalhamos com autores bachelardiandos como G. Durand, Wunenburger entre outros, mas além disso, para os estudos de imaginário, também queremos incluir as obras de W. Benjamin e de autores que trabalham o imaginário benjaminiano. E ainda trabalharemos as referências sobre paisagem e transculturalidade.

No plano filosófico, incluiremos no desenvolvimento do Grupo a obra de Deleuze e Guattari para completar a perspectiva teórico-metodológica que desenvolvemos nos últimos anos. Um cruzamento de perspectivas de Bachelard, W. Benjamin e Deleuze Guattari, cujo o fio condutor é a produção de uma Ciência Literaturizada, uma Ciência-Arte.

A transculturalidade irmana com a transdisciplinaridade que é um dos pontos fortes de abordagem do NUPEAT, e segundo Pitta (2004), “Por transculturalidade entende-se, como GERIT (Paris VIII), ‘as perspectivas diacrônica e sincrônica. Trata-se da passagem de correntes culturais através dos séculos, mas também de diferentes culturas em uma época dada’, e com Patrick Chamoiseau que: ‘no transcultural, temos uma correlação, uma inter-retro-reação entre os diferentes imaginários’”. (PITTA, 2004, p.5).

Listar Todas Voltar