topo.jpg

Projetos Concluidos

Educação ambiental para a coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis no Conjunto Itatiaia, Goiânia - Go

Projeto de extensão cadastrado na PROEC/UFG

A Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Recicláveis surge como uma proposta de Educação Ambiental de fundamental importância. Com sua implantação é possível obter uma nova postura frente ao problema desses resíduos. Assim, os resíduos deixam de ser vistos como algo inútil e ameaçador, passando a ter uma função educativa muito importante, principalmente no Bairro Itatiaia, localizado no entorno do Campus II, onde reside uma população composta, na sua maioria, por professores, servidores e estudantes da Universidade Federal de Goiás.

PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO

CONSERVAÇÃO DA BACIA DO RIO CALDAS: SUA CARACTERIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Coordenadora Geral:

Profa. Dra. Sandra de Fátima Oliveira

A educação ambiental (EA) é um instrumento cada vez mais requisitado para a efetivação de programas de desenvolvimento ancorados nos princípios da sustentabilidade. Uma das tendências que vem se mostrando efetiva dentro dessa perspectiva é a implantação de programas de EA voltados para a conservação de bacias hidrográficas. Estes programas são desenvolvidos junto aos moradores e usuários dos recursos naturais, alertando-os e conscientizando-os para a necessidade de se repensar o ambiente enquanto potencial de uso, redescobrindo seus significados.

O que vem acontecendo na maioria dos casos, no entanto, é um sub-aproveitamento desse potencial indutor de reflexões e ações derivado da presença de uma bacia ainda conservada, como é a Bacia do Rio Caldas. A falta de entendimento da importância dessa estratégia, ou seja, a de manter a bacia conservada acaba por levar a uma concepção negativa sobre a apropriação do território com tal finalidade.

A educação ambiental é, pois, o caminho que conduz a sustentabilidade e está clara sua importância para a conservação de bacias hidrográficas, onde a própria condição de vida e desenvolvimento das comunidades dependem do uso sustentado dos bens ambientais. Esse é o caso da área da Bacia do Rio Caldas, principalmente nos domínios dos municípios de Anápolis, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Caldazinha, Goianápolis, Leopoldo de Bulhões, Senador Canedo, Silvânia e Terezópolis de Goiás que vivem um processo relativamente acentuado de ocupação devido, principalmente, ao seu potencial agrícola e sua proximidade a grandes centros, como Goiânia e Anápolis.