topo.jpg

Apresentação

O Núcleo de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental e Transdisciplinaridade - NUPEAT - visa promover estudos e pesquisas que evolvam diversas disciplinas e áreas do saber, bem como o conhecimento popular para lidar com temas que estejam entre, através e além das disciplinas, sobretudo o ambiental; solucionar problemas abrangentes que afetam a sociedade, estimulando diálogos científicos e a realização de redes de pesquisas, tanto em âmbito local quando nacional; e servir de apoio à pesquisa na área de Educação Ambiental e da Transdisciplinaridade.

Sediado no Instituto de estudos Sócio-Ambientais no Campus II da Universidade Federal de Goiás, o NUPEAT foi criado em abril de 2006 por professores e estudantes da graduação e pós - graduação de diferentes unidades acadêmicas da UFG.

O NUPEAT realiza pesquisas e estudos nas áreas de Educação Ambiental (EA) e Transdisciplinaridade. As pesquisas atualmente desenvolvidas, estão diretamente relacionadas com a EA para conservação de bacias hidrográficas, numa abordagem transdisciplinar, além do trabalho de coleta seletiva de lixo e de criação de cooperativas de catadores na cidade de Goiânia. O Grupo de estudos, desde sua criação, vem realizando reflexões sobre o pensamento complexo, a transdisciplinaridade e seus pilares: a complexidade, os diferentes níveis de realidade e a lógica ternária ou do terceiro incluído. Tem aprofundado também estudos relacionados à física quântica e seus desdobramentos.

Através da lista de comunicação do NUPEAT, seus participantes mantêm um espaço de diálogo permanente, onde troca informações sobre os mais diversos assuntos voltados para a transformação e emancipação humana no cuidado com todos os seres vivos, com a teia da vida, com a MÃE TERRA.

Outros atividades desenvolvidas pelo NUPEAT são: o CININUPEAT que apresenta filmes, documentários e vídeos relacionados com a questão ambiental, modos de vida, diversidade, etc, seguidos de rodas oficinas vivênciais, roda de prosa e as feiras de trocas.

Além disso o NUPEAT organizou em outubro de 2008 dois importantes eventos: o I Congresso Goiano de Educação Ambiental e o I Simpósio sobre Educação Ambiental e Transdisciplinaridade dos Povos Cerradeiros.